quarta-feira, janeiro 16

St. Luke´s

Ano passado li um livro muito bom chamado Empresa Criativa (Creative Company - How St. Luke´s became "the Ad Agency to end all ad agencies"). Ele é escrito e narrado pelo publicitário inglês Andy Law, e conta como ele criou a revolucionária agência de publicidade e propaganda St. Luke´s.

Nos anos 90 Andy era diretor na prodigiosa e criativa Chiat/Day de Londres, uma agência com sede nos Estados Unidos, que viria a ser comprada pela gigante TBWA. O fato é que Andy e sua equipe resolveram se rebelar contra esta aquisição e saíram rumo aos seus prórpios sonhos. Após muita tensão, arranhões e dúvidas, eles fundaram a St. Luke´s, a agência que viria a ser reconhecida no meio publicitário inglês como "a agência de propaganda que vai acabar com todas as agências de propaganda". Com um modus operandi totalmente diferente, inovador e estranho, como por exemplo a inexistência de mesas cativas, propriedade comum a todos os funcionários e forte recusa em participar de premiações, a St. Luke´s não só vingou como tornou Andy uma celebridade às avessas no mundo do ego inflado da publicidade. Hoje ele mantém no Brasil a operação JF/Law (www.jflaw.com.br) em parceria com o grande profissional João Fernando Camargo e no mundo inteiro a The Law Firm (www.thelawfirmgroup.com) uma espécie de companhia de comunicação global.

Empresa Criativa se tornou um de meus livros preferidos, ele expandiu minha mente.

Nota: o filme publicitário de lançamento do Apple Machintosh veiculado em 1984, foi criado pela Chiat/Day de Los Angeles, na época considerada uma catedral da criatividade. O filme foi dirigido por nada menos que o diretor Ridley Scott (Alien o oitavo passageiro, Gladiador, Blade Runner, Thelma e Louise...).

Um comentário:

Anônimo disse...

E aí filho,

Dei uma voltinha por aqui e gostei da sua página.

Bjs,

Pai