As pessoas levam muito em consideração a opinião de conhecidos em relação a marcas, produtos e serviços. E a Nielsen Online ratificou isso em recente pesquisa realizada com internautas.
Além da comunicação boca-a-boca, a internet, é também, um canal de muita relevância e importância para as pessoas. E que elas confiam.
Para 90% dos internautas, a opinião de amigos e familiares influencia na hora de escolher por uma marca. Além disso, a divulgação das marcas na internet tem peso decisivo na hora da escolha. Na opinião de 70% dos entrevistados, a empresa precisa ter um site bem feito, para gerar confiança.
Já era tempo de sair uma pesquisa séria nesse sentido, que é pra acabar com aquela história do site bom, bonito e barato. Quero dizer, bom e bonito pode até ser, mas barato, dificilmente será. O que penso é que tudo que é caro (com raríssimas exceções) é bom, ou muito bom. Já, o que é barato (também com raríssimas exceções) é coisa boa.
Eu digo isso, pois sou profissional de criação, e sofro um grande preconceito: de que meu trabalho é fácil de ser feito, que não requer muito conhecimento, que qualquer garoto que termina um curso de “coreldrau” pode fazer também, e que no final das contas tem um preço injustificável.
Falando ainda da pesquisa. As pessoas consideram o patrocínio um grande gerador de confiança, sejam eles em eventos ou outras causas. E apesar de ficarem atrás da internet, os anúncios veiculados nos canais de comunicação tradicionais ainda inspiram confiança nas pessoas. É o caso da TV (62%), revistas (59%), jornais (63%) e rádio (55%).
A melhor conclusão que tiro dessa pesquisa é a de que devemos, nós profissionais de comunicação e marketing, trabalhar com marketing de relacionamento e, principalmente, com o marketing de experiências. O branding experience. Claro. Se a pessoa tem uma experiência positiva com uma determinada marca, produto ou serviço, ela irá passar isso a frente, para amigos, familiares e conhecidos.
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