quarta-feira, setembro 2

Seio da Mulher de Pedra

Altura - 2.040 m
Local - na estrada Terê-Fri no Rio de Janeiro, na localidade de Vargem Grande
Dificuldade - média-difícil
Tempo de trilha - 4h

Saindo de Teresópolis são aproximadamente 12km até a entrada da trilha. A localização é bem fácil, de um lado da estrada tem um restaurante (Cantinho da Tia Lene) e do outro um posto de gasolina BR. E desse ponto avista-se ao longe o perfil do "rosto" da Mulher de Pedra.

seio da mulher de pedra

seio da mulher de pedra

seio da mulher de pedra

seio da mulher de pedra


Segui de carro sempre reto, em direção a montanha. Depois de uma rua de paralelepípedos, o caminho começa a subir num chão de terra/cimento. Sempre subindo a direita, tendo como referência a própria montanha. Prepare a suspensão do carro!! Ao final chega-se a um portão com onde deixei o carro.

Início da trilha:

seio da mulher de pedra


A trilha tem variações de (muitas) caminhadas íngremes; mata quase fechada, que por vezes tive que passar bem abaixado; trepa pedras (em 2 ocasiões foi usado corda) mas nada de mais, bem simples e no trecho final aberto com o céu em cima e algumas passagens em encostas expostas. A trilha não é lá tão marcada, então é preciso atenção para não pegar o caminho incorreto.

Fui num grupo de 50 pessoas e as primeiras 2 horas foram lentas e tranquilas. Depois da parada para lanchar e recarregar as energias aí é que veio o verdadeiro desafio. O grupo começou a se dispersar, com os canelas de fogo seguindo mais rapidamente e os mais lentos ficando mais para trás. Eu fiquei no bloco do meio subindo num bom ritmo, com a ajuda do bastão de caminhada, até atingir o primeiro mirante. Aí sim a coisa começou a ficar realmente divertida, com visual e ar fresco. Mas a última hora foi a mais desgastante. Pois aí já não era mais mata fechada, já estava andando há quase 3h, estava com o sol forte na cabeça e tinha algumas passagens perigosas com encostas expostas.

Mas saca só o visual!!




seio da mulher de pedra

seio da mulher de pedra

A montanha é tão alta que eu subia, subia, subia e o cume não chegava. Mas no final de 4h, como sempre, a vista compensou todo o esforço. De um lado os Três Picos, Caixa de Fósforos e várias outras espetaculares formações do Parque Estadual Três Picos. Do outro lado, muito ao longe mas a vista, as montanhas mais famosas do Rio: o Dedo de Deus e todas as outras formações do soberbo em Teresópolis. Contemplação! Gratidão! Assinei o livro e relaxei.

seio da mulher de pedra

seio da mulher de pedra

A volta, como sempre, dolorosa, foi em torno de 2h e meia.

Mas foi sensacional, uma baita conquista!! Se você está com o preparo físico em dia e tem o espírito aventureiro, vá ao Seio da Mulher de Pedra!!!

Nenhum comentário: