Altura - 2.040 m
Local - na estrada Terê-Fri no Rio de Janeiro, na localidade de Vargem Grande
Dificuldade - média-difícil
Tempo de trilha - 4h
Saindo de Teresópolis são aproximadamente 12km até a entrada da trilha. A localização é bem fácil, de um lado da estrada tem um restaurante (Cantinho da Tia Lene) e do outro um posto de gasolina BR. E desse ponto avista-se ao longe o perfil do "rosto" da Mulher de Pedra.
Segui de carro sempre reto, em direção a montanha. Depois de uma rua de paralelepípedos, o caminho começa a subir num chão de terra/cimento. Sempre subindo a direita, tendo como referência a própria montanha. Prepare a suspensão do carro!! Ao final chega-se a um portão com onde deixei o carro.
Início da trilha:
A trilha tem variações de (muitas) caminhadas íngremes; mata quase fechada, que por vezes tive que passar bem abaixado; trepa pedras (em 2 ocasiões foi usado corda) mas nada de mais, bem simples e no trecho final aberto com o céu em cima e algumas passagens em encostas expostas. A trilha não é lá tão marcada, então é preciso atenção para não pegar o caminho incorreto.
Fui num grupo de 50 pessoas e as primeiras 2 horas foram lentas e tranquilas. Depois da parada para lanchar e recarregar as energias aí é que veio o verdadeiro desafio. O grupo começou a se dispersar, com os canelas de fogo seguindo mais rapidamente e os mais lentos ficando mais para trás. Eu fiquei no bloco do meio subindo num bom ritmo, com a ajuda do bastão de caminhada, até atingir o primeiro mirante. Aí sim a coisa começou a ficar realmente divertida, com visual e ar fresco. Mas a última hora foi a mais desgastante. Pois aí já não era mais mata fechada, já estava andando há quase 3h, estava com o sol forte na cabeça e tinha algumas passagens perigosas com encostas expostas.
Mas saca só o visual!!
A montanha é tão alta que eu subia, subia, subia e o cume não chegava. Mas no final de 4h, como sempre, a vista compensou todo o esforço. De um lado os Três Picos, Caixa de Fósforos e várias outras espetaculares formações do Parque Estadual Três Picos. Do outro lado, muito ao longe mas a vista, as montanhas mais famosas do Rio: o Dedo de Deus e todas as outras formações do soberbo em Teresópolis. Contemplação! Gratidão! Assinei o livro e relaxei.
A volta, como sempre, dolorosa, foi em torno de 2h e meia.
Mas foi sensacional, uma baita conquista!! Se você está com o preparo físico em dia e tem o espírito aventureiro, vá ao Seio da Mulher de Pedra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário